30 de junho a 2 de julho

Encontro debate igualdade racial

1ª Conapir leva 1.200 ao DF para discutir políticas de combate à discriminação

Com a participação do presidente Lula, dos ministros da Saúde, das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho e Emprego, realiza-se em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). Reunindo cidadãos de diversos grupos etnorraciais de todo o território nacional, o encontro visa discutir e deliberar os rumos das políticas públicas de promoção da igualdade racial no país.

A 1ª Conapir situou-se no âmbito da expansão da participação social e da realização de conferências em diversas áreas de políticas públicas, assim como a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e a Conferência Nacional de Juventude.

Com cerca de 1.200 delegados eleitos nas conferências preparatórias estaduais e com a participação de negros, ciganos, indígenas, árabes e judeus, entre outras etnias, a 1ª Conapir visava debater propostas que contribuíssem para a redução das desigualdades raciais no Brasil e promovessem a inclusão dos grupos excluídos.

A construção da conferência envolveu mais de 90 mil pessoas, por meio das 26 conferências estaduais e da conferência do Distrito Federal, precedidas de etapas municipais e regionais que mobilizaram 1.332 municípios.