28 de março a 1º de abril

Conae define rumos para a educação

Evento leva 3 mil delegados a Brasília e recomenda 10% do PIB para o setor

Acontece em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), com a participação de cerca de 3 mil delegados. Com o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, a conferência abrange todos os níveis de ensino, com ampla participação da sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes e profissionais da educação.

Ao longo de suas etapas municipais, estaduais e federal, a Conae envolveu cerca de 450 mil delegados, e seria responsável por construir os subsídios para o futuro Plano Nacional de Educação (PNE) e para o Sistema Nacional de Educação (SNE).

Entre suas principais propostas estava a destinação de 10% do PIB para o setor. Em junho de 2014, o Brasil se tornaria um dos cinco países do mundo a adotar a medida, com a sanção do PNE.

Outras importantes resoluções da Conae seriam o aumento da participação dos estados, municípios e da União no financiamento da educação; o estabelecimento de cotas no ensino público superior com recorte racial; eleições para diretores de escolas públicas e a defesa da autonomia dos gestores da educação na administração de recursos.