20 de agosto

Arte de Osgemeos conquista o mundo

Os irmãos Gustavo e Otávio tornam-se referência no grafite e na arte urbana

Os artistas grafiteiros paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como "Osgemeos", obtêm reconhecimento mundial pela qualidade de sua técnica e a originalidade de seus traços, ao participar da exposição Expo Molotow, na Alemanha. Sua arte, baseada em intervenções no espaço urbano, inaugura uma nova escola do grafite mundial, com fortes elementos relacionados ao imaginário folclórico, a histórias populares e ao onírico.

O grafite é um dos elementos da cultura hip-hop, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e se consolidou mundialmente como expressão cultural no final dos anos 1990. Essa arte, no entanto, ainda enfrenta preconceito de segmentos tradicionais da cultura, sendo até criminalizada em vários lugares.

É nesse contexto que se desenvolve o trabalho d’Osgemeos. Seus traços fortes, nos quais se nota a influência de grandes painelistas, como Carybé, conquistaram reconhecimento artístico na década de 1990. No início dos anos 2000, a dupla passou a realizar intervenções de grafite em prédios públicos, como os metrôs de São Paulo e de Porto Alegre.

No final da primeira década do século 21, Osgemeos estariam entre os artistas brasileiros mais conhecidos no exterior, com trabalhos expostos nas ruas e galerias de arte em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Países Baixos e Cuba.