23 de maio

E o som da periferia vira mainstream

Internet torna-se espaço de lançamento de músicas sem a tutela das gravadoras

É lançado, via Youtube, o clipe "Bonde dos Menor" [sic], que se tornaria o maior sucesso de MC Daleste, marcando a popularização do funk ostentação. O gênero, caracterizado pelo glorificação do consumo, especialmente da classe C, se baseia, desde o seu surgimento, na divulgação de músicas e artistas pela internet. O sucesso do funk ostentação, inicialmente produzido e consumido na periferia de São Paulo, rapidamente supera limites geográficos e sociais de maneira independente da lógica de mercado das grandes gravadoras.

O fenômeno da explosão de sucessos musicais nas plataformas digitais, consumidos gratuitamente pelos internautas, não se restringiria ao funk: artistas de tecnobrega, rap, sertanejo universitário e pop também acumulariam milhões de visualizações em seus clipes e vídeos postados na internet, alguns deles produzidos e publicados pelos fãs. A classe C se destacaria como grande produtora e consumidora do som da primeira década dos anos 2000, ocupando espaços nas rádios, clubes e casas de show anteriormente restritos às classes A e B.

O eixo Rio-São Paulo também não seria o único produtor de sucessos mainsteam com o boom nacional do tecnobrega vindo do Pará, do forró eletrônico do Ceará e da nova cena do brega romântico pernambucano. As letras politicamente engajadas do rap e de uma vertente cada vez maior do funk carioca também marcariam o período.