6 de junho

Aliados invadem a Normandia: é o Dia D

Desembarque na França obriga Hitler a combater no leste e oeste da Europa

A maior operação militar aeronaval da história tem lugar nas praias da Normandia, no noroeste da França. Transportados por milhares de barcos e protegidos por cerca de 10 mil aviões, quase 200 mil homens de 14 países, liderados pelos exércitos dos Estados Unidos e do Reino Unido, chegam à França para libertar a Europa Ocidental do domínio nazista.

A operação Overlord, como era chamada, começara pouco após a meia-noite, quando 24 mil paraquedistas saltaram atrás das linhas de defesa alemãs. A partir das seis e meia da manhã, teve início o desembarque das tropas aliadas.

Os alemães haviam erguido o Muro do Atlântico, uma grande linha de defesa formada por minas e uma série de abrigos subterrâneos ao longo da costa, onde estavam a postos 100 mil homens fortemente armados.

O desembarque, por isso, foi um banho de sangue — os tiros de fuzis não cessavam, e as explosões, quando não matavam imediatamente, deixavam corpos mutilados na areia e no mar. Mesmo assim, os Aliados conseguiram ultrapassar as linhas inimigas. No final do dia, 175 mil homens tinham desembarcado na Normandia. Nove mil homens morreram na batalha.

A operação foi decisiva para apressar a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial. Os nazistas, que já vinham sendo obrigados a recuar na frente oriental pelas tropas russas, tinham agora que combater também no lado ocidental.

Mesmo assim, a guerra ainda demoraria quase um ano para terminar.