28 de janeiro

Getúlio e Roosevelt se reúnem em Natal

Presidente dos EUA vem para tratar de esforços mútuos no conflito mundial

O presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, se encontra com Getúlio Vargas em Natal, Rio Grande do Norte, para tratar da mútua colaboração no esforço de guerra.

Roosevelt veio de Casablanca, no Marrocos, onde havia se encontrado com Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, e Charles De Gaulle, líder das forças francesas livres.

Entre os assuntos tratados no encontro, estavam a proteção do Atlântico Sul e o incremento da produção da borracha e outros insumos na Amazônia, fundamental para a fabricação de material bélico pelos Estados Unidos. Também discutiram uma participação mais efetiva do Brasil no combate. Eles visitaram as obras da base aérea de Parnamirim e do porto de Natal, utilizados pelos norte-americanos.

Os presidentes divulgaram uma declaração conjunta, onde afirmavam: “Tivemos ocasião de estudar a segurança das Américas. Estamos convencidos de que cada uma das repúblicas americanas está nela igualmente atingida e interessada. A força está na unidade”.

Até aquele momento, a Argentina era o único país do continente que não se havia posicionado ao lado dos Estados Unidos na guerra contra os países do Eixo. O país se manteria oficialmente neutro até praticamente o fim do conflito.