2 de abril

'Cabra marcado' é assassinado na PB

Pistoleiros pagos por fazendeiros matam o líder camponês João Pedro Teixeira

O líder camponês João Pedro Teixeira cai numa emboscada e é baleado nas costas — três tiros de fuzil, disparados por policiais trajados de vaqueiros, a soldo de proprietários rurais de Sapé, na Paraíba.

Vice-presidente das Ligas Camponesas da região, João Pedro havia sido chamado a João Pessoa para tratar de um processo que o fazendeiro Antônio José Tavares movia contra ele, mas só lá foi avisado de que a reunião fora cancelada.

A caminho de casa, desceu do ônibus e tomou um caminho ermo. Foi morto nas proximidades de Café do Vento, com três tiros nas costas, a mando de Tavares e dos fazendeiros Aguinaldo Veloso Borges e Pedro Ramos Coutinho. A reunião na capital era falsa, apenas um pretexto para que João Pedro passasse pelo local planejado para a tocaia.

O líder camponês vivia sob ameaças constantes desde 1955, quando organizou o Encontro dos Camponeses de Sapé. Enfrentara várias situações de perigo depois que passara a liderar reuniões de trabalhadores rurais que questionavam a prática do cambão — a obrigatoriedade de dias de trabalho sem remuneração nas terras dos proprietários.

João Pedro era um “cabra marcado para morrer” desde que ajudou a fundar as Ligas Camponesas de Sapé e se tornou seu vice-presidente e representante nas Ligas Camponesas da Paraíba. Sua casa era frequentemente alvo de disparos de armas de fogo. A morte fora anunciada.

Aqueles três tiros, todavia, não encerrariam a história de João Pedro. O cineasta Eduardo Coutinho faria um documentário sobre sua vida e morte, com financiamento da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Movimento de Cultura Popular (MCP).

As filmagens de “Cabra Marcado para Morrer”, iniciadas em 26 de fevereiro de 1964, foram interrompidas 35 dias depois pelo golpe militar. Coutinho retomaria o documentário no início da década de 1980 e o lançaria em 1984.

Elizabeth Teixeira, companheira de João Pedro, nunca deixaria de lutar para levar adiante seu legado.