Dezembro

Obra relembra os anos da ditadura

Jornalista Elio Gaspari lança livro sobre os 21 anos do regime militar

Depois de oito anos de pesquisas, o jornalista Elio Gaspari lança o livro “As Ilusões Armadas”, um dos mais completos levantamentos sobre o regime militar. A obra foi dividida em quatro volumes: “A Ditadura Envergonhada”, “A Ditadura Escancarada”, “A Ditadura Encurralada” e “A Ditadura Derrotada”.

Gaspari, influente e prestigiado jornalista brasileiro, começou o trabalho em 1984. Inicialmente, o livro teria apenas um volume e se chamaria “O Sacerdote e o Feiticeiro”, que trataria da estratégia de abertura do regime conduzida pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. O trabalho evoluiu na concepção e no formato, resultando numa das mais importantes histórias do regime militar.  

Entre muitas fontes primárias de informação, o autor valeu-se de entrevistas que realizou pessoalmente com os dois expoentes do regime e teve acesso aos arquivos de Golbery e ao diário de seu secretário particular, Heitor de Aquino Ferreira. Teve acesso ainda a documentos até então secretos da Biblioteca Lyndon Johnson sobre a participação dos Estados Unidos na preparação e execução do golpe de 1964. 

O tomo “A Ditadura Escancarada” apresenta um rico inventário sobre a repressão aos grupos de esquerda que tentaram a resistência armada e foram aniquilados pelo regime.  O conjunto de documentos que o autor colecionou sobre o período foi colocado à disposição do público no site Arquivos da Ditadura.