25 de dezembro

'Ópera do Malandro' chega ao cinema

Estreia o filme de Ruy Guerra baseado na peça de Chico Buarque

O cineasta Ruy Guerra lança "Ópera do Malandro", o filme nacional mais importante do ano. Baseada na peça escrita em 1978 por Chico Buarque de Hollanda, que se inspirou na "Ópera dos Três Vinténs", de Bertold Brecht, a obra obteve uma grande bilheteria no Brasil e foi lançada também no exterior. Recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano e o de Melhor Direção no 3° FestRio.

A obra se passa na década de 1940 e conta a história de Max Overseas, um contrabandista de artigos industrializados, como canetas esferográficas e isqueiros. Ao casar-se com a filha de um rico e influente alemão, a fim de criar uma sociedade de negócios, Max simboliza a transição do típico malandro brasileiro daquele período − trambiqueiro, boêmio e descomprometido com o trabalho − para uma nova categoria de espertalhão: o empresário sagaz, o “malandro com contrato, com gravata e capital, que nunca se dá mal”.

No elenco, Edson Celulari, Claudia Ohana, Elba Ramalho, Ney Latorraca, Fabio Sabag, J.C. Violla e Wilson Grey. Entre as canções de Chico que integram a trilha sonora destacam-se "As Muchachas de Copacabana", "A Volta do Malandro", "Pedaço de Mim", "Tema de Geni" e "O Meu Amor".